jump to navigation

Dias de Sombra,dias de Luz(RESUMO CRÍTICO) maio 22, 2009

Posted by ifbaportugues in Textos.
trackback

É um texo que nos convida a refletir grande questões em nossa sociedade.Sua importãncia está em lançar as realidades de modo que nos estimule a mudar a nação.

Uma das críticas mais firmes que pode-se notar-e afirmo isso porque é feita sem comoções-é a discução sobre o assacinato do João Hélio,que traz a complexa reflexão:quantos pontos de vista existem,quais são os corretos e quantas verdades são possíveis.E essa reflexão aparecem no texto mostrando que o assacino também uma vítima criada por nossa sociedade,e que o adolescente,apesar de vítima,também é culpado.

Outra verdade lançada a todos nós-de maneira chocante-é o erro comentido por todos ao julgar acontecimentos tomados pela emoção e não pela razão.E mostrado também a real face das leis e da “justiça”,lembrando-nos que a mesma nasce entre os homens,com os sentimentos e experiências dos homens,e não com deuses:logo imperfeita.

Após essa citações de erros-bem expostos mas não reconhecidos-de nossa sociedade o autor faz outro convite:o de buscar uma solução e contribuir na resolução dos problemas atuais.

E para terminar o texto ele faz afirmações pessimistas citando falhas constantes na classe dominante,que são o preconceitos com “pobres”; e a desistência da luta contra esse preconceito e contra os problemas atuais.Porém-para animar o leitor crítico-mostra a boa face da nação,que são os jovens que ainda acreditam que os “Dias de Sombra” passaram e também que existe uam chave para a saída:”UM SÓ MUNDO,UM SÓ POVO”.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário